Árvore de Natal Sustentável é construída com 22 mil garrafas pet

A necessidade de fomentar a educação ambiental com ênfase na coleta seletiva no município de Oriximiná, no oeste do Pará, deu origem ao projeto “Natal Sustentável”, por meio da construção de artefatos natalinos com material reciclável, dando uma destinação adequada a materiais como garrafas pet, que seriam descartadas no meio ambiente. O projeto arrecadou 25 mil garrafas pet, e 22 mil foram utilizadas na construção de uma árvore de Natal sustentável.

Com uma equipe disposta a arregaçar as mangas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Oriximiná, deu início à coleta de garrafas pet em escolas das redes municipal e estadual. A ação contou com o apoio da associação de catadores de materiais recicláveis de Oriximiná na arrecadação e da EETEPA (Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará).

Foram dois meses de coletas [setembro e outubro]. Coletadas 25 mil garrafas pet, começou o trabalho de transformação do material reciclável em artefatos natalinos, sob a coordenação do artista plástico Leandro Lobato.

A árvore e outras alegorias como o trenó e o presépio demandaram o trabalho de 20 pessoas por um período de 45 dias. A árvore de Natal foi inaugurada no domingo (16), na Praça do Centenário, onde permanecerá até o final da programação do “Natal Sustentável”.

A árvore de Natal sustentável tem 12 metros de altura e em seu interior, ela tem 18 refletores de led de 50 watts que são acesas à noite e são responsáveis pela mudança de cor, passando pelo verde, vermelho e azul, com detalhes de estrelas, pombas da paz e bolas.

“O objetivo do projeto foi dar destino a grande parte desse material de descarte que entra mensalmente na cidade. Pelas estatísticas, são cerca de 90 mil unidades mensalmente. Isso é um fato preocupante para a Secretaria de Meio Ambiente, pois 95% desse material teriam o lixo como destino”, destacou Lobato.

Ainda segundo o artista, o projeto abraçou a arte como subsídio, para despertar a consciência da população sobre o reaproveitamento do plástico, por exemplo. As garrafas pet têm 99% de aproveitamento, pois delas é apenas descartado apenas o rótulo.

“O mais importante é que esse material ganha novo destino após o encerramento da programação do Natal Sustentável, que é a doação para a Recicla-Orix, uma associação que vai processar esse plástico e transformar em matéria-prima para outras utilidades. Então, o projeto ganha fortalecimento porque em suas ações tudo é renovado e o próximo passo é estudar meios para multiplicar os resultados, coletar mais e reciclar mais”, pontuou Lobato.

Fonte:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/12/19/arvore-de-natal-sustentavel-e-construida-com-22-mil-garrafas-pet-em-oriximina.ghtml