PREFEITO PARTICIPA DE NEUNIÃO NO ITERPA, PARA TRATAR SOBRE LIMITES GEOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO.

Na manhã desta quinta-feira, 16 de março, o prefeito Ludugero, participou de uma importante reunião no ITERPA (Instituto de terras do Pará) em Belém do Pará. Na reunião ficou acertado que o Instituto de Terras do Pará irá formalizar até o final do mês um Termo de Cooperação Técnica com os municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa e, ainda, com a empresa Mineração Rio do Norte a fim de materializar os limites geográficos municipais para efeito de compensação financeira pela exploração mineral naqueles territórios. Este foi um dos principais assuntos da reunião, entre o presidente da autarquia, Daniel Lopes, e o prefeito de Oriximiná, Ludugero Tavares, que esteve no órgão acompanhado do prefeito de Terra Santa, Doca Albuquerque, e de secretários municipais e assessores, para tratar da delimitação dessas áreas, em especial no trecho compreendido pelos platôs Bela Cruz Aramã, Cipó, Escalante, Rebolado, Jamari e Cruz Alta, que entrarão em fase de exploração.
Além de explicar os termos do futuro acordo, o dirigente estadual informou que o Iterpa não irá definir nenhum limite municipal. A responsabilidade do órgão será materializar, nos terrenos, os limites já estabelecidos em lei, o que assegurará aos municípios o repasse pela empresa da compensação a que cada um tem direito.
Para viabilizar os trabalhos de materialização da linha divisória entre os municípios, um dos primeiros passos será as prefeituras e a MRN indicarem um representante técnico para que seja elaborado um Plano de Ação Operacional, que deverá estar de acordo com a legislação de terras em vigor e ser aprovado pelo Iterpa. Na próxima semana, a equipe começa a se reunir para discutir o Plano de Trabalho, que será colocado em prática após a assinatura do Termo. “Considerei a reunião bastante positiva e esclarecedora”, disse o prefeito Ludugero Tavares.