22 de abril de 2021
Tendo em vista as cheias do Rio Trombetas, que geram inundação nas regiões de várzea, comunidades ribeirinhas e na frente da cidade, a prefeitura de Oriximiná decretou situação de emergência em 19 de abril, por desastre codificado como inundação das áreas afetadas do município de Oriximiná/PA, e solicitou a homologação estadual e reconhecimento federal via S2ID.
“Com as cheias na frente da cidade, as ruas, residências, estabelecimentos comerciais e logradouros públicos são afetados, gerando transtornos à população, com perdas materiais e danos estruturais nos calçamentos e ruas, interditando o acesso ao comércio local e residências, além de que, com a satura de água, o solo mole formado por depósitos de areia fina e lama, causam afundamentos de prédios, tombamento de muros e da estrutura do cais de arrimo que, em geral, ocorrem após o recuo das águas”. Esses foram os argumentos do prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, na justificativa que embasou o decreto do Executivo.
Na zona rural, nas área de várzea, dezenas de comunidades ribeirinhas também já foram atingidas, com muitos locais sendo submersos, vulneráveis à ação de correntezas, vendavais e fortes ondas (banzeiros), que danificam os assoalhos, paredes e telhados das residências, escolas, igrejas, barracões comunitários, comércios, pontes e trapiches, devastando pastos, roçados e plantações, afetando a agricultura e a pecuária, prejudicando a subsistência dessas famílias.
Aproximadamente 14.020 pessoas são diretamente afetadas, numa base de 3.505 famílias.
Com o decerto, a prefeitura espera o apoio de órgãos estaduais e federais para se mitigar os efeitos da cheia de 2021, que desenha o alagamento da área comercial mais importante da cidade, além de prejudicar a produção e a vida dos ribeirinhos da região.
Fonte: ASCOM – PMO
Notícias ocultasEste website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.