2ª Semana do Bebê Quilombola garante a importância do cuidado e desenvolvimento infantil nas comunidades tradicionais

Cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira 12, na Escola Baldoíno Melo.

Com o objetivo de dar cada vez mais importância ao cuidado e desenvolvimento infantil nas comunidades quilombolas, promovendo ações e reflexões sobre saúde, educação e bem-estar para as crianças dessas comunidades, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social e Saúde, e Programa Selo Unicef. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira 12, na Escola Baldoíno Melo.

Foto: ASCOM SEMED

A Semana tem como tema: “Herança Cultural e Desenvolvimento Infantil: Preservando Nossa Identidade”. Durante o evento houve Palestra sobre a primeira infância, entrega do kit ao bebê quilombola e apresentação cultural da escola Nossa Senhora da Piedade.

Foto: ASCOM SEMED

De acordo com a organização, a 2ª Semana do Bebé quilombola faz referência a uma pessoa nascida em uma comunidade quilombola, formados por descendentes de africanos escravizados que buscaram refúgios durante e depois a época da escravidão. O contexto cultural, social e histórico dessas comunidades influencia a criação e o desenvolvimento desses bebês, proporcionando uma identidade única marcada por tradições e valores quilombolas.

Foto: ASCOM SEMED

A ação tem como propósito alcançar e assegurar nas escolas e comunidades uma atenção especial à primeira infância das crianças quilombola. Essa ação visa reduzir desigualdade, fornecer informações sobre cuidado materno-infantis específicos para crianças, fortalecer os laços familiares, contribuindo para um ambiente mais saudável e acolhedor. Considerando o direito à sobrevivência, o sentimento de pertencimento e ao desenvolvimento infantil uma prioridade nessas comunidades tradicionais. para as crianças quilombolas.

Foto: ASCOM SEMED

A Semana do Bebê Quilombola busca motivar as comunidades, gestores, professores, cuidadores e sociedade na construção de políticas públicas integral e integrada para a primeira infância quilombola, entendendo essa fase da vida, da concepção até os seis anos de idade, como uma grande janela de oportunidades para saúde, aprendizado, desenvolvimento e bem-estar social e emocional. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com o Selo Unicef, tem trabalhado para cumprir os compromissos estabelecidos, a partir de parâmetros que possibilitam um melhor atendimento às crianças das comunidades tradicionais.

Por: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM SEMED