Alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal de Oriximiná Recebem Certificação após Concurso Público

A ação inédita e pioneira da Prefeitura Municipal de Oriximiná, liderada pelo Prefeito Willian Fonseca, beneficiou 53 pessoas.

Em um momento marcante para a segurança pública da cidade, os alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal de Oriximiná receberam na noite desta quinta-feira 08, no Centro de Eventos do Parque de Exposição “José Diniz Filho”, suas merecidas certificações após um rigoroso processo de seleção por meio de concurso público.

Com uma carga horária de 420 horas, o curso capacitou os alunos em diversas áreas essenciais para o desempenho eficaz de suas funções. Entre os tópicos envolvidos incluíram o papel das guardas municipais, gestão integrada da segurança pública, apropriação do espaço público, comunicação e gerenciamento de informações, relações de trabalho e sinais de respeito.

O Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, em seu discurso durante a cerimônia de certificação, destacou a importância desses novos profissionais para a segurança e bem-estar da comunidade. “A formação desses guardas municipais representa um compromisso contínuo com a proteção dos cidadãos e a promoção da ordem pública em nossa cidade. Estamos confiantes de que eles exercerão suas funções com dedicação, profissionalismo e respeito aos direitos humanos”, afirmou o prefeito.

Os alunos certificados expressaram sua gratidão pela oportunidade de servir à comunidade de Oriximiná e comprometeram-se a desempenhar suas funções com integridade e empatia. “É uma honra fazer parte da Guarda Municipal e contribuir para a segurança em nosso município. Estamos prontos para enfrentar os desafios que surgirem e trabalhar em estreita colaboração com a população para garantir um ambiente seguro e pacífico para todos”, declarou um Cintia Gama, uma das novas guardas municipais.

O Curso de Formação da Guarda Municipal representa uma iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal de Oriximiná, liderada pelo Prefeito Willian Fonseca. Este curso faz parte do Concurso Público conforme o Edital Nº 01/2023 e a Lei Municipal Nº 9.370/2020, sendo realizado pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMUSP) e Escola de Governo de Oriximiná (EGO).

Texto de Patrício Coimbra
Foto: Luyan Mello – Prefeitura de Oriximiná