Beneficiários do Projeto Horta Comunitária se reúnem para iniciar Jornada Sustentável

O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social e Agricultura cadastrou mais 30 pessoas que vão participar do projeto.

Com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar, promover a sustentabilidade e fomentar o senso de comunidade, a Prefeitura de Oriximiná, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Agricultura realizaram uma reunião no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Pedro, com os beneficiários do Projeto Horta Comunitária do bairro São Lázaro.

O encontro contou com a participação de trinta famílias cadastradas, teve como objetivo principal discutir os passos próximos para a implementação da horta e envolver os moradores no processo de construção e manutenção do espaço.

Fotos: Prefeitura de Oriximiná

Uma das primeiras ações planejadas é a construção do cercado do local onde a horta será implantada. Esta etapa está agendada para o dia 29 do mês atual, momento em que os participantes do projeto se reunirão para iniciar os trabalhos de preparação do terreno. A construção do cercado visa garantirá a proteção das plantas contra possíveis danos externos.

Fotos: Prefeitura de Oriximiná

Além disso, está prevista a realização de um workshop sobre compostagem e tratos culturais, que abordará os cuidados necessários para o cultivo e manutenção da horta. Essas atividades visam capacitar os membros da comunidade com conhecimentos práticos, incentivando práticas agrícolas sustentáveis ​​e cuidados adequados com a horta.

Fotos: Prefeitura de Oriximiná

O encontro foi marcado por entusiasmo e determinação, com os participantes partilhando histórias e vislumbrando um futuro onde a segurança alimentar seja uma realidade para todos. A atmosfera de solidariedade e cooperação é evidente, refletindo o espírito progressivo da comunidade do bairro São Lázaro.

Retrospecto – A iniciativa surgiu como resposta ao apelo da comunidade e à dedicação prévia da senhora Cleonilde, que, desde o ano passado, conta com o engajamento de 20 famílias e tem liderado esforços para implementar a horta. E agora, com o apoio conjunto da Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, cadastrando mais 30 usuários tem como foco a autossustentabilidade.

Por: Patrício Coimbra