Campeonato “Peladão” de Futebol Feminino inicia neste Sábado 06

A competição homenageia a senhora Maria Vânia de Oliveira Corrêa e irá pagar R$ 8 mil em premiação.

O Campeonato Municipal Peladão de Futebol Feminino, começa neste sábado, 6 de janeiro de 2024. A competição terá 10 equipes divididas em dois grupos, com as duas melhores de cada chave se classificando para as semifinais. Esse ano a competição homenageia a sra. Maria Vânia de Oliveira Corrêa e irá pagar R$ 8.000,00 (oito mil reais) em premiação.

Fonte: SEMESP

A cerimônia de abertura esta marcada para às 17h, no Campo do Bairro São José Operário, e será feita a apresentação das equipes participantes do campeonato. A rodada inicial terá quatro jogos, com destaque para o confronto entre Meninas de Ouro X Unidas F C que será realizado, às 18h. A segunda partida da noite esta prevista para às 19h30, entre as equipes Florenzano Nuts x Real Madrid. Já no domingo 7, Grêmio e Ajac se enfrentam às 8h. Finalizando a primeira rodada do grupo A e B, Não Embassa x Trombetas, jogam às 9h30.

Os grupos ficaram assim definidos:

CHAVE “A”:
Meninas de Ouro; Unidos F.C.; Não Embassa; Trombetas e Juventude.

CHAVE “B”:

Grêmio; AJAC; Florenzano Nuts; Real Madrid e Itaperuna.

Premiação – A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer irá premiar as quatro melhores equipes da competição com troféus, além de premiação em espécie no valor de oito mil reais (R$ 8.000,00).

Campeão: R$ 4.000,00 + Troféu
Vice-Campeão: R$ 2.500,00 + Troféu
3º Lugar: R$ 1.00,00 + Troféu
4º Lugar: R$ 500,00 + Troféu

Homenagem – O campeonato Municipal Peladão de Futebol Feminino vai homenagear durante todo o decorrer da competição a ex-jogadora Maria Vânia de Oliveira Corrêa.

Vânia, era a principal jogadora de futebol do clube PARAENSE na posição de meia volante, a famosa cabeça de área. Nascida no município Oriximiná, no Pará, no dia 29 de março de 1975. O interesse de Vânia pelo futebol surgiu nos primeiros anos de vida. Ainda criança, ela gostava de jogar com os garotos, no quintal de sua casa. Era a única menina no grupo, e, em uma época em que o preconceito ainda era muito grande em torno das mulheres no esporte, Vânia “ignorou” as críticas e discriminação das pessoas em volta.

Primeiro time do Paraense – Foto: Arquivo Pessoal

Em meados de 1995, Vânia foi convidada a participar de um torneio no campo do SESPE, atualmente Hospital Municipal, onde representou o time “ESTRELA VERMELHA”. Logo após o torneio, o técnico que foi o criador e fundador do PARAENSE, conhecido como CAROLA (Hélio Sarubi), convidou o senhor Mario de Matos Correa (Mangueira – in memoria) para formar um time, o qual, denominaria de PARAENSE, e assim nasceu o clube. No inicio de 1996, o time participou do primeiro campeonato organizado pela Liga Esportiva de Oriximiná, nesse ano, o clube foi o Campeão, sendo oficialmente a primeira competição feminina.

Entrega de faixas no último campeonato – Foto: Arquivo Pessoal

Vânia nunca jogou em campeonato representando outras equipes sempre defendeu as cores vermelho e branco do PARAENSE. A ex-jogadora tinha a maior responsabilidade de marcação no meio de campo e atuou como volante em todos os campeonatos assim como usou braçadeira de capitã.

Galeria dos troféus – Foto: Arquivo Pessoal

O Paraense foi campeão nos anos de 1996/ 1997/1998/ 1999 e 2000, que foi o último campeonato organizado no Município pela LEO, na pessoa do Professor Isaias da Fontoura. A equipe do Paraense é o único time a conquistar o PENTA campeonato de forma consecutiva. O time do PARAENSE era assim organizado:

Técnico: Hélio Sarubi “CAROLA”
Auxiliar técnico: Rosenildo Matos – “Mangueirinha”
Preparador Físico: Professor Jonaso Dias
Presidente de Honra: Mario de Matos – Mangueira (in memória).

Texto: Patrício Coimbra (Adaptação)
Foto: Arquivo – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer