Canção “Oriximiná” vence na Categoria Estudantil

A música de Anthymio Figueira, foi interpretada por Alicia Rakelly, da Escola Adélia Figueira.

A canção “Oriximiná”, composta por Anthymio Figueira e interpretada por Alicia Rakelly, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adélia Figueira, venceu a Categoria Estudantil do Festival de Música Popular de Oriximiná, realizado neste último sábado (16). A canção, que exalta a beleza e a cultura da cidade, foi premiada com troféu e R$ 2.500,00.

Anthymio Figueira (Autor da Música), Alicia Rakelly (intérprete), Secretário de Saúde Lúcio Assunção e Professora Marialda Matos – Foto: Eduardo Monteiro

A canção Oriximiná é uma marcha batida lembrando a bandinha que se apresentava no coreto de Santo Antônio, na sede do Crô e no Bancrévea no período da festividade do padroeiro. A letra da canção, por ser fruto da vivência de seu autor, é mais uma exaltação de um filho por sua terra natal, tornando-se um pedaço da própria autobiografia, que registrou em versos algumas das práticas culturais de sua geração, as lembranças das belezas e a saudade que ele sente de sua terra e que pode ser compartilhada com outros oriximinaenses que viveram as mesmas experiências que estão registradas nos referidos versos dessa canção.

Foto: Eduardo Monteiro

Em segundo lugar ficou a canção “O lugar e o tempo”, do compositor Jonaso Dias, tendo como intérprete, o aluno João Gabriel, da Escola Estadual de Ensino Médio Pe. José Nicolino de Souza, ele foi premiado com troféu e R$ 1.500,00.

João Gabriel recebendo troféu pelo Diretor de Cultura, Leandro Lobato – Foto: Eduardo Monteiro

Em terceiro Lugar ficou Ana Victória, também da Escola Adélia Figueira. Ela deu voz à musica “Minha Princesa”, do compositor Silvio Printes. Como premiação, troféu mais R$ 500,00.

Aluna recebendo troféu pelo Professor João Felipe, apresentador do Fempo – Foto: Eduardo Monteiro.

Classificação final – Categoria Estudantil

1⁰ lugar: Oriximiná – Alicia Rakelly (Escola Adélia Figueira)
2⁰ lugar: O lugar e o tempo – João Gabriel (Escola Pe. José Nicolino)
3⁰ lugar: Minha Princesa – Ana Victória (Escola Adélia Figueira)
Sou de Oriximiná – Ayllana Patrícia (Escola Adélia Figueira)

Prefeito Delegado Fonseca, ao lados dos intérpretes da Categoria Estudantil e a Professora Marialda Matos, juntamente com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Wellignton Pessoa.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: Eduardo Monteiro