Em Belém, Governador Helder Barbalho, assina Ordem de Serviço para a construção do Quartel dos Bombeiros de Oriximiná

A Lei nº 9.521/2023, sancionada pelo Prefeito Willian Fonseca, autorizou doação do terreno da antiga delegacia, para a instalação e funcionamento da unidade do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar – Foto: Bruno Carachesti/Agência Pará .

O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou na manhã desta quinta-feira 4, em Belém, a Ordem de Serviço para a construção do Quartel dos Bombeiros Militar de Oriximiná. A solenidade aconteceu no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na capital do Estado. Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho frisou sobre o benefício que a população local terá, com os trabalhos de prevenção, combate a incêndios, salvamento e resgate, sendo pioneiro na região. O grupamento está orçado em mais de 3 milhões de reais. “Quero também destacar hoje, a ordem de serviço para a construção de mais um quartel para o município de Oriximiná, que representa um importante investimento para essa região do nosso Estado. Este investimento de mais de 3 milhões de reais, assegura que possamos estar estruturados em uma região estratégica, seja no combate a crimes ambientais e também no cuidado em cada cidade e cidadão do Pará”, enfatizou Helder Barbalho.

O novo quartel será construído no imóvel onde funcionava a antiga delegacia de Polícia Civil, localizada na Avenida Independência, Bairro Santa Terezinha. A área possui 40 metros de frente por 75 metros de fundo, fazendo limite com a Praça Centenário.

Visita do Comandante Regional, Coronel Cristian e Subtenente Martins, do 4º GBM de Santarém, durante o mês de setembro.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o ato é resultado dos três pilares da Segurança Pública do Estado, que são Integração, Inteligência e um fortíssimo investimento em equipamentos tecnológicos e de última geração. “A assinatura da ordem de serviço para a construção de um novo quartel, ou seja, ampliação dos serviços prestados para mais uma região do Estado, para que os agentes possam fazer suas ações com toda a estrutura necessária diante de algum desastre natural, garantindo toda assistência para a população daquele local. Assim, são investimentos que contribuem para o avanço e fortalecimento das ações de segurança pública em nosso Estado”, explicou o titular da Segup.

Para o Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, a estrutura irá melhorar a capacidade de resposta da corporação a incêndios, salvamentos e outras ocorrências. “O Quartel do Corpo de Bombeiros em nossa cidade será mais do que uma estrutura física; representará a garantia de segurança, resposta rápida a emergências e a proteção de vidas e patrimônios. Este investimento em parceria com o Governador Helder Barbalho e a prefeitura, fortalece nossa capacidade de cuidar da nossa população, e reitera o compromisso com o bem-estar e a tranquilidade de todos os cidadãos oriximinaenses”, declara.

Retrospecto – Liderada pelo Prefeito Delegado Fonseca, juntamente com o comandante Regional do 4º GBM de Santarém, Coronel Cristian e Subtenente Martins, o Corpo de Bombeiros Militar (GBM) realizou no mês de setembro passado, vistoria técnica no terreno que abrigará o futuro Quartel dos Bombeiros no município de Oriximiná.

Prefeito Delegado Fonseca entregando a escritura pública do prédio da antiga delegacia aos representantes da corporação.

A ação representou um passo fundamental para o início das obras, fruto de uma parceria entre o município e o governo do estado, com o objetivo de trazer mais segurança e benfeitorias para a população. Na oportunidade, o Chefe do Poder Executivo oriximinaense, entregou no dia 30 de outubro, a escritura pública do prédio da antiga delegacia aos representantes da corporação

Autoria do Poder Executivo Municipal- No dia 26 de setembro, após a Câmara Municipal de Vereadores aprovar, o Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, sancionou a lei Nº 9.521/2023, que autoriza a doação de propriedade do imóvel urbano pertencente ao patrimônio do município, ao Estado do Pará, para instalação e funcionamento da unidade do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar.

Protocolo do Projeto de Lei que reverte o terreno da antiga delegacia para a instituição.

Governo do Estado – O Plano Plurianual do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração – SEPLAD, já previa para a área da Segurança Pública Construção e implantação do Grupamento de Bombeiro Militar de Oriximiná.

Com informações da Agência Pará – Roberta Meireles (SEGUP)
Adaptação: Patrício Coimbra
Fotos: Arquivo e Bruno Carachesti