FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Em Parceria com o Estado, Prefeitura e Detran certificam Mototaxistas e Taxistas em Oriximiná.

O Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN/PA) certificou 21 profissionais mototaxistas e taxistas em Oriximiná, neste sábado 16. As turmas receberam formação e atualização para o exercício profissional, visando à geração de renda e garantia da segurança viária. A qualificação ocorreu no período de 11 a 16 de setembro, com cargas horárias de 28 horas (taxista), 30h (formação mototaxista) e 16h (atualização mototaxista).

Essa é uma política de estado, desenvolvida por meio do Programa Profissionalizar no Trânsito. Os agentes responsáveis pela programação expuseram temas em Aulas Teóricas de Ética e Cidadania, Segurança e Saúde, Gestão de Risco Sobre Duas Rodas, Legislação de Trânsito, Transporte de Pessoas, Prática veicular, teste teórico e prático, Relações humanas, direção, defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica Básica foram as disciplinas ministradas aos participantes.

De acordo com o Governo do Estado, o objetivo é qualificar, cada vez mais, os profissionais, visando legalizar as categorias, contribuindo para a segurança destes e o trânsito de modo geral. Além disso, promover esse tipo de capacitação é uma forma de aproximar os serviços oferecidos pelo órgão da população do Estado.

Os certificados foram entregues pelos instrutores da Gerência de Escola Pública de Trânsito – (GEPTRAN), Joelson Paranatinga, Coordenador Municipal de Trânsito (COMTRAN), Neize Amaral, representante da Secretaria Municipal de Educação e o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Subtenente C. Silva, em ato realizado na Escola João Paulo I.


Segurança – O curso é obrigatório para mototaxistas e taxistas, segundo a Lei 12.009/2009 e resolução 456/2013-CONTRAN. O profissional deve passar por atualização a cada cinco anos. Além da capacitação, os cursos oferecidos pelo Detran ressaltam a importância de o trabalho ser realizado de forma responsável e segura, beneficiando o profissional e a população do município.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.