Escola de Governo inicia Curso de Topografia Básica

A Escola de Governo do Estado de Oriximiná iniciou as aulas do curso de topógrafo, nesta segunda-feira (27). O curso, que é gratuito e voltado para servidores públicos e sociedade em geral, tem duração de 72 horas. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Administração.

Foto: Secretaria Municipal de Administração

O curso tem por objetivo oportunizar aos participantes a formação básica em Topografia, conhecendo os instrumentos, os acessórios, os métodos, os procedimentos, os produtos, assim como da realização de levantamentos e de locações necessárias, assegurando perspectiva de geração de emprego e rendas, tanto no aproveitamento do serviço público como também no setor produtivo privado.

Toninho Picanço destacou a importância da capacitação profissional para o servidor público. “A Escola de Governo tem um papel fundamental na qualificação dos nossos servidores. Esse curso de topógrafo é mais uma oportunidade para que os servidores e todos aqueles possam desenvolver novas habilidades e competências, que serão importantes para o desempenho de suas atividades”, afirmou o Diretor da EGO.

Foto: Secretaria Municipal de Administração

Para o Secretário Municipal de Administração, Janilson Paranatinga, o curso é uma oportunidade para que os servidores e a população possam se especializar em uma área de grande relevância para a cidade. “A topografia é uma área essencial para o desenvolvimento de diversas atividades, como infraestrutura, agricultura, meio ambiente e planejamento urbano. Esse curso vai capacitar os servidores para que eles possam contribuir para o desenvolvimento do município”, disse.

Ao longo das atividades serão abordados 5 módulos nos seguintes temas: Fundamentos da Topografia, Cartografia, Geodesia, Planimetria, Goniologia e Altimetria. As aulas ocorrerão até o dia 11 de dezembro de 2023, no período da noite, das 19h às 22h, no Auditório Escola Municipal de Ensino Fundamental Helvécio Guerreiro.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: Secretaria Municipal de Administração