Fiscais ambientais identificam extração ilegal de madeira na comunidade Salgado

Foram apreendidos 20 metros cúbicos de Castanheira. A madeira apreendida foi avaliada em cerca de R$ 15 mil.

Fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) identificaram, neste sábado 02, uma extração ilegal de madeira na comunidade Salgado, localizada na região de planalto e resultou na apreensão de 20 metros cúbicos de Castanheira (Bertholletia excelsa). A Espécie de madeira é protegida na Flora brasileira, pela Lei Federal nº 4.771.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Os fiscais chegaram ao local após receberem denúncia de moradores da região. A Área foi identificada, e o responsável será autuado pelo crime ambiental, e aplicação de multa prevista na legislação, que varia entre de R$ 50,00 a R$ 50.000.000,00. A madeira apreendida foi avaliada em cerca de R$ 15 mil.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A extração ilegal de madeira é um problema grave na Amazônia. Ela contribui para o desmatamento da floresta e para a extinção de espécies. A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem intensificando as ações de fiscalização para combater esse crime.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

No caso específico de Oriximiná, a extração ilegal de madeira tem sido combatida de forma efetiva. A região é conhecida por sua riqueza em madeira, o que atrai madeireiros ilegais. A operação de fiscalização realizada pela SEMMA é um importante passo para combater esse crime. Ela mostra que o governo está comprometido em proteger a Flora e a Fauna do município.

Por: Patrício Coimbra
Fotos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente