Governo de Oriximiná entrega 58 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Cipteas)

O Governo de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Saúde , realizou nesta sexta-feira (24), a entrega de 58 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Cipteas). A cerimônia de entrega foi realizada no Auditório da SEMED, e contou com a presença do prefeito municipal, Delegado Fonseca, da secretária municipal de Administração, Janilson Paranatinga, do Secretário Municipal de Saúde, Lúcio Assunção, pais e responsáveis por pessoas com autismo, empresários e servidores.

Foto: ASCOM SEMED

O Chefe do Poder Executivo Municipal, destacou a importância da Carteira do Autista para garantir os direitos e a inclusão social das pessoas com autismo. “A Carteira do Autista é um documento importante que garante o acesso a direitos e serviços essenciais para as pessoas com autismo. Com ela, essas pessoas terão mais oportunidades de inclusão social e de participação na sociedade”, afirmou o prefeito.

Foto: ASCOM SEMED

O secretário municipal de Administração, Janilson Paranatinga, ressaltou o esforço do município para garantir a Carteira do Autista. “A Carteira do Autista é um instrumento de defesa dos direitos das pessoas com autismo. Com ela, essas pessoas terão mais facilidade para acessar serviços e benefícios públicos”, disse a secretário.

Foto: ASCOM SEMED

O secretário Municipal de Saúde, Lúcio Assunção, agradeceu ao Governo de Oriximiná pela iniciativa de entregar as Carteiras do Autista. “Agradecemos ao Governo do nosso Prefeito Delegado Fonseca por esta importante iniciativa. Vai garantir essas pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade. Com este documento, será identificado todo aquele que seja autista, o que poderá ajudar a evitar situações de discriminação e violência”, pontua o secretário.

O que é a Cipteas?

O documento contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço. A Ciptea é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM SEMED