Governo de Oriximiná lança Programa Escolas da Paz e o Programa Educacional Cívico “Duque de Caxias”

O Programa Escolas da Paz visa promover a cultura da paz e da não violência nas escolas, enquanto o Programa de Escolas Cívico busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas.

O Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, assinou na noite desta sexta-feira 01, os atos de dois programas educacionais em 2023: o Programa Escolas da Paz e o Programa Municipal Educacional Cívico “Duque de Caxias”. A cerimônia aconteceu na escola Professora Iracema Givoni.

Solenidade foi acompanha pela comunidade escolar – Foto: ASCOM SEMED

O Programa Escolas da Paz tem um conjunto de ações interdisciplinares, políticas públicas de promoção da Cultura de Paz e de práticas restaurativa, tendo como objetivo a prevenção e controle à violência, à criminalidade, à vulnerabilidade social, à discriminação da pessoa humana, promovendo a segurança e a Cultura de Paz dentro do ambiente escolar nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Oriximiná e na comunidade em geral.

“Para o nosso governo, o lançamento de tais programas reforçam o compromisso com a promoção da paz e da educação na comunidade. As “Escolas da Paz” podem e devem ser foco na criação de um ambiente de aprendizagem positivo e harmonioso dentro das escolas, promovendo valores de paz, tolerância e cooperação entre estudantes e todos os envolvidos no âmbito escolar”, disse o Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca.

Foto: ASCOM SEMED

Já o Programa Municipal Educacional Cívico Duque de Caxias tem por objetivo de promover uma gestão de excelência na área educacional e administrativa do Sistema Municipal de Ensino de Oriximiná, construindo estratégias voltadas ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, para promoção de uma cultura de paz, incentivo à disciplina, ao respeito, à hierarquia e à meritocracia para o pleno exercício da cidadania.

“Como mais esta política de governo, queremos melhorar a educação cívica, que envolve ensinar aos alunos os seus direitos e responsabilidades como cidadãos, bem como inspirar um sentido de dever cívico e envolvimento nos assuntos comunitários. O nome “Duque de Caxias” faz uma referência a essa figura histórica, por sua habilidade para pacificar a cidade de Caxias, estado do Maranhão, ele foi devidamente reconhecido como “Pacificador. Definitivamente, um homem que serve como exemplo de patriotismo e orgulha a nação”, conta o Chefe do Poder Executivo de Oriximiná.

Prefeito Delegado Fonseca assinando o ato de Lançamento dos Programas Municipais – Foto: ASCOM SEMED.

O governo considera a necessidade de intervir diante do diagnóstico de casos de violência nas escolas, vulnerabilidade social, criminalidade, discriminação a pessoa humana nas comunidades escolares, executando medidas de prevenção que proporcionem aos alunos um espaço de convivência pautado no respeito, diálogo e tolerância como pilares indispensáveis para a implantação de uma cultura de paz nas escolas, bem como ações destinadas ao desenvolvimento de comportamentos, valores e atitude, incentivo à disciplina, ao respeito, à hierarquia e à meritocracia, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante e ao seu preparo para o exercício da cidadania e mercado de trabalho que se garante nas duas políticas públicas.

Ambos os programas serão executados pela Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMUSP, Secretaria Municipal de Administração – SEMAD/Escola de Governo e Escolas do Sistema Municipal de Ensino.

Sobre Duque de Caxias

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, é o Patrono do Exército Brasileiro. Inclusive, no dia do seu nascimento, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado. Ele lutou bravamente na batalha da Independência do Brasil e sempre foi fiel à pátria e leal ao imperador Pedro I. Por sua habilidade para pacificar a cidade de Caxias/MA, foi apelidado de “Pacificador”. Ele foi barão, conde, marquês, até que, após a vitória do Brasil na guerra do Paraguai, recebeu o título de Duque de Caxias. Foi ainda nomeado, por Dom Pedro II, para a presidência do Conselho de Ministros e assumiu também o Ministério da Guerra, um gabinete especial que serviria à Princesa Isabel na ausência do Imperador.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: Francisco Maria e Valter Ramos (SEMED)