Governo de Oriximiná reforça segurança com a inauguração do Centro Integrado de Operações

Durante o evento, o Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca empossou 49 novos Guardas Municipais.

A Prefeitura de Oriximiná, por meia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Desenvolvimento Urbano, inaugurou nesta segunda-feira (11) o Centro Integrado de Operações e Segurança – CIOPS, denominado “SGT PM JANILSON DE SOUZA FEIJÃO”, um equipamento moderno e funcional que irá reforçar a segurança pública no município.

Foto: Eduardo Monteiro

As novas instalações do CIOPS abrigam uma série de espaços, incluindo salas dedicadas ao videomonitoramento, departamento da Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilância Patrimonial, SEMUSP (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), além de um setor da Justiça Restaurativa. Além disso, o local conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas, garantindo espaço para reuniões e treinamentos voltados para a segurança pública.

Foto: Eduardo Monteiro

“Neste Centro Integrado de Operações e Segurança, inauguramos mais do que um prédio; entregamos à nossa cidade um símbolo de cooperação, eficiência e proteção. Aqui, unimos esforços para garantir que cada cidadão se sinta seguro e amparado, fortalecendo os laços que nos unem em prol de um futuro mais tranquilo e próspero para todos”, disse Willian Fonseca, Prefeito de Oriximiná.

Centro Integrado de Operações e Segurança “Sargento Janilson de Souza Feijão” – Foto: Frederico Lopes (Prefeitura de Oriximiná.

O projeto de revitalização e ampliação do CIOPS também contemplou melhorias estruturais, como a troca do telhado, intervenções na parte elétrica e hidráulica, além da criação de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e uma garagem adequada para os veículos utilizados pelas forças de segurança.

Foto: Eduardo Monteiro

Destaca-se ainda que a sala de videomonitoramento está equipada com quatro telas de 65 polegadas, permitindo o acompanhamento em tempo real das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Até o momento, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da SEMUSP, liderada pelo Prefeito Delegado Fonseca, já instalou 44 câmeras em locais estratégicos, reforçando assim o sistema de vigilância e monitoramento urbano.

Sobre o Homenageado – Janilson de Souza Feijão, exemplar sargento do 41º Batalhão Trombetas da Polícia Militar de Oriximiná, é filho de Eduardo de Oliveira Feijão e Robertina de Souza Feijão, nascido em 05 de junho de 1976, na comunidade Rio Cachoeiry, Oriximiná.

Foto: 2º SGT. PM Janilson de Souza Feijão – Arte: Daniel Viana.

Em 1993, realizou avaliação para o curso de técnico agrícola na UFF, estudando no Colégio Nilo Peçanha, RJ. Aos 17 anos, alistou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ, servindo com bravura exemplar o Exército Brasileiro, desempenhando o papel de enfermeiro.

Ao término da missão, Janilson Feijão realizou, em Santarém, curso para a Polícia Militar do Pará, sendo chamado como Soldado em 1998. Em 2014, foi promovido a Cabo, elevando-se em 2015 a sargento e, posteriormente, em 2019, a 2º Sargento. Serviu nos municípios de Terra Santa, Faro, Distrito de Porto Trombetas, Monte Alegre, Breves, Afuá e Belém.

Foto: Eduardo Monteiro

Pela atuação destacada em Oriximiná, sua terra Natal, onde serviu com dedicação e comprometimento à segurança pública, vindo a falecer em pleno cumprimento do dever, o Centro Integrado de Operações e Segurança (CIOPS), obra inaugurada pelo Governo da Transformação, recebe, por justa homenagem, o nome de Centro Integrado de Operações e Segurança “Sargento Janilson de Souza Feijão”.

Segurança Pública – O Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, empossou 49 novos guardas municipais. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, familiares dos empossados e representantes da comunidade.

Guardas Municipais de Oriximiná – Foto: Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Os novos guardas municipais passaram por um rigoroso processo de seleção, que incluiu testes físicos, psicológicos e de conhecimentos. Durante a cerimônia, o Prefeito destacou a importância da Guarda Municipal para a segurança da cidade e parabenizou os novos agentes pelo compromisso assumido.

Foto: Eduardo Monteiro

Com um efetivo reforçado, a Guarda Municipal estará ainda mais presente e atuante nas ruas, praças e demais áreas públicas, contribuindo para a prevenção e o combate à criminalidade, bem como para a manutenção da ordem e da paz social.

Texto de Patrício Coimbra
Prefeitura Municipal de Oriximiná