Governo Federal e Ministério do Turismo incluem Oriximiná no Mapa do Turismo Brasileiro

Com o reconhecimento, o município esta apto para a captação de recursos em áreas como infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turística.

Em mais um importante marco para o desenvolvimento turístico local, Oriximiná, acaba de ser incluído no prestigiado Mapa do Turismo Brasileiro pelo Governo Federal e o Ministério do Turismo. O registro que terá validade de um ano poderá ser renovado. O reconhecimento é a mais importante ferramenta do Governo Federal para definição de políticas públicas para o setor.

A inclusão de Oriximiná no Mapa do Turismo Brasileiro confirma o potencial da cidade em se tornar um polo turístico de destaque. Agora, o município está apto a pleitear recursos em diversas áreas, tais como infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turística. Esses investimentos serão essenciais para impulsionar a economia local, gerar empregos e promover o turismo de forma sustentável. “Esses investimentos são cruciais para fortalecer nossa infraestrutura turística, impulsionar a promoção do destino e capacitar cada vez mais os nossos profissionais, contribuindo assim para o crescimento sustentável do turismo no município, e possamos assim, sermos modelo no Estado e a nível Brasil”, enfatiza Willian Fonseca, Prefeito de Oriximiná.

O Município atendeu as exigências referentes à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal; comprovação da existência de dotação orçamentária destinada ao turismo; prestação de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), existência do conselho municipal do Turismo, responsável por sua gestão. Também apresentou termo de compromisso, conforme modelo disponibilizado pelo Ministério do Turismo, assinado pelo prefeito Delegado Fonseca, e o Secretário Municipal Cultura e Turismo, Wellignton Pessoa, responsável pela pasta de Turismo, aderindo, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.

A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro atrairá tanto a atenção de visitantes em busca de experiências autênticas na Amazônia, quanto abrirá portas para parcerias e colaborações com investidores e instituições que compartilham nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Essa conquista não representa apenas um reconhecimento da nossa riquíssima diversidade cultural e natural que a nossa cidade possui, mas também abre portas para oportunidades significativas de investimento e desenvolvimento”, pontua Wellignton Pessoa, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

Programa de Regionalização do Turismo – Tem por objetivo fortalecer a Política Nacional de Turismo, por meio do fortalecimento da gestão descentralizada do turismo, do ordenamento e da gestão dos territórios, das governanças municipais, regionais e estaduais, além das redes de integração interinstitucional e intersetorial, com o objetivo principal de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.

Para mais informações o site do Mapa do Turismo Brasileiro.

Descrição Turística do Município

Oriximiná é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. O município dispõe de vastas opções de visitações turísticas, com grandes e caudalosos cursos d’água, sendo que os principais são os rios: Trombetas, que banha a sede do município pelo lado esquerdo; Amazonas, que delineia a fronteira sul do município; Erepecuru, importante afluente pela margem esquerda e que serve de limite natural com o município de Óbidos; Nhamundá, que serve de limite natural para fronteira do estado do Pará com estado do Amazonas, e; Cuminã, importante acesso ao extremo norte do município e a algumas comunidades quilombolas. Outros rios são o Acapu, Cachorro, Mapuera e o Cachoeiri.

A princesa do trombetas como é chamada carinhosamente por seus munícipes, dispõe de vários lagos naturais com enumeras espécies de peixes como atrativos da pesca esportiva. Tem exuberantes quedas d’águas como: Cachoeira Porteira (com grande potencial hídrico e pesqueiro), Chuvisco e Ventilado, com grande potencial para o ecoturismo e grandes paisagens naturais. Vale destacar as cachoeiras do Jatuarana, com relativa proximidade da sede do município, cachoeiras da região do Jamaracaru e cachoeira do cachorro sentado.

Texto de Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná
Com informações do Ministério do Turismo
Imagem: Milena Soares
Fotos: Ozeias Caetano, Daniel Viana, Ediego Batista, Lauro Junior e Frederico Lopes.