Implementação da Telemedicina em Oriximiná visa Ampliar o Acesso à Saúde

O serviço é voltado para atender a população indígena, quilombola e ribeirinha do município.

O Governo de Oriximiná está avançando na área da saúde com a implementação da Telemedicina, como parte do Programa SUS Digital. Esta iniciativa visa integrar tecnologia, informação e saúde para proporcionar um acesso mais amplo e eficaz aos serviços de saúde para a população local.

Foto: Prefeitura de Oriximiná

O Programa SUS Digital tem como objetivo geral promover a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS), visando à integralidade e resolubilidade da atenção à saúde. Isso inclui a adoção de tecnologias como software, hardware e serviços para facilitar o acesso aos serviços de saúde, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

A Telemedicina oferece uma variedade de serviços, incluindo teleconsultoria, teletriagem, teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento, teleorientação, teleinterconsulta, teleducação e segunda opinião formativa. Esses serviços permitem que os pacientes recebam atendimento médico à distância, reduzindo a necessidade de deslocamento e melhorando a acessibilidade aos cuidados de saúde.

Foto: Eliete Moraes, Consultora do Departamento de Saúde Digital, da Secretaria de Informação e Saúde Digital – Ministério da Saúde.

Os benefícios da Telemedicina são diversos. Além de proporcionar um acesso mais fácil aos serviços de saúde, ela também contribui para a redução de tempo, custos e remoções desnecessárias, especialmente apoiando a Atenção Primária em Saúde. Isso significa que os pacientes podem receber cuidados médicos básicos sem a necessidade de se deslocar para centros médicos distantes, economizando tempo e dinheiro.

Na prática, a Telemedicina busca oferecer serviços como telefarmácia, telepsiquiatria, telenfermagem, teledermatologia, teleodontologia e telerradiologia. Esses serviços abrangem uma ampla gama de especialidades médicas e proporcionam aos pacientes acesso a cuidados de saúde especializados sem sair de suas comunidades.

Foto: Prefeitura de Oriximiná

Com a implementação da Telemedicina, A Prefeitura de Oriximiná está dando um passo importante para melhorar o acesso aos serviços de saúde, garantindo que os oriximinaenses recebam atendimento médico de qualidade, mesmo em áreas remotas. Essa iniciativa reflete o compromisso do município em utilizar a tecnologia para promover o bem-estar da população e melhorar os serviços de saúde em toda a região.