Janeiro Branco em Oriximiná: Um Compromisso Coletivo com a Saúde Mental

Servidores da Prefeitura Municipal celebram o Dia D para Cuidar da Mente.

No cenário que enfrentamos, onde as pressões cotidianas podem impactar significativamente a saúde mental, a Prefeitura Municipal de Oriximiná promoveu nesta quarta-feira 31, no último dia útil de janeiro, o “Dia D do Janeiro Branco”: SAÚDE MENTAL ENQUANTO HÁ TEMPO! O QUE FAZER AGORA?. A iniciativa desenvolvida de forma estratégica voltada especialmente aos servidores, evidenciou o compromisso coletivo com o bem-estar emocional de seus colaboradores.

Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Renata Fonseca – Foto: ASCOM SEMED.

O evento, realizado na Escola Laura Diniz, ocorreu em regime de colaboração entre diferentes setores da administração municipal, destacou a temas como; Saúde Mental e Trabalho: desafios contemporâneos; palestrado pelo Prefeito Delegado Fonseca, Saúde Mental: A Importância Dela na Vida das Pessoas, ministrado pelo Coach Fabrício Cabral e a temática Saúde Mental: O que é, Importância, Problemas, Sintomas e como cuidar, explanada pelo Psicólogo Igor Costa.

Ivana Souza, Secretária Municipal de Educação – Foto: ASCOM SEMED

O Janeiro Branco, movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, ganhou uma dimensão especial no município com a adesão ativa do governo municipal. A abordagem principal foi a promoção de ações intersetoriais que visam não apenas tratar, mas prevenir problemas relacionados à saúde mental.

Delegado Fonseca, Prefeito de Oriximiná durante a palestra Saúde Mental e Trabalho: desafios contemporâneos – Foto: ASCOM SEMED.

A colaboração entre diferentes setores da Prefeitura foi evidente, refletindo a importância de uma abordagem intersetorial para a promoção da saúde mental. Secretarias como Educação, Saúde, Assistência Social e o Programa Selo Unicef uniram esforços para oferecer um evento abrangente e inclusivo.

Igor Costa, Psicólogo durante palestra Saúde Mental: O que é, Importância, Problemas, Sintomas e como cuidar – Foto: ASCOM SEMED.

O “Dia D do Janeiro Branco” em Oriximiná celebrou a contínua missão de um compromisso com a saúde mental dos servidores. Em tempos desafiadores, a administração municipal demonstra que o cuidado com a mente é uma prioridade, construindo um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.

Secretário de Saúde, Lúcio Assunção, Prefeito Delegado Fonseca e Ivana Souza, Secretária de Educação – Foto: ASCOM SEMED

Por: Patrício Coimbra
Fotos: Secretaria Municipal de Educação