Jornada Pedagógica 2024: Um Olhar para o Presente e o Futuro: Construindo Mentes Inovadoras, inclusivas e empreendedoras

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, as escolas de Oriximiná foram palco de intensos debates e reflexões durante a Jornada Pedagógica com o tema “Um Olhar para o Presente e o Futuro: Construindo Mentes Inovadoras, Inclusivas e Empreendedoras”. O evento, que foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação objetivou orientar e nortear os ciclos pedagógicos de 2024, proporcionou momentos de aprendizado e troca de experiências entre educadores, gestores e comunidade escolar.

Foto: ASCOM SEMED

Com palestras coletivas de reflexão e conotação contemporânea, a jornada foi marcada por um espírito cooperativo e participativo, refletindo a importância da participação de todos na construção de uma educação integral e inclusiva. Sob a premissa de que a educação se constrói na perspectiva da integralidade plena do indivíduo, os temas abordados estiveram em consonância com as orientações e diretrizes nacionais, considerando as especificidades regionais e culturais, bem como respeitando a ancestralidade dos povos tradicionais.

Foto: ASCOM SEMED

Durante os dois dias de programação, foram discutidos temas relevantes para a prática pedagógica, tais como educação antirracista, competência socioemocional, formação de leitores, metodologias ativas, educação indígena, entre outros. Além disso, foram abordadas questões relacionadas à utilização das plataformas digitais, como a Plataforma PARC, e a importância da neurociência na educação, visando proporcionar um aprendizado mais efetivo e significativo para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. Destaque também para a discussão sobre as avaliações SAEB, SISPAE e OBMEP, que promoveram uma reflexão sobre os resultados e ações para a melhoria contínua do ensino.

Acesse aqui e veja as fotos da Jornada Pedagógica – SEMED 2024

Por: Patrício Coimbra