Ministério da Saúde e SESPA confirmam Missão Gota em Oriximiná

O objetivo é atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos em áreas de difícil acesso na região amazônica.

Em um esforço conjunto para aprimorar a cobertura vacinal em regiões remotas da Amazônia, Oriximiná foi escolhida como um dos três municípios no Pará para a realização da Missão Gota 2024. Esta iniciativa visa atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos em áreas de difícil acesso, contribuindo para a saúde pública e a prevenção de doenças infecciosas.

A informação foi confirmada durante uma reunião de planejamento e articulação, na Base Aérea de Manaus – Amazonas, que contou com a presença Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Missão Gota é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A proposta do Pará é que em 2024, seja desenvolvida nos municípios de Chaves, Oriximiná e Altamira.

Michelly Souza em reunião com militares para confirmar coordenadas de localização das comunidades beneficiadas – Foto: Divulgação Agência Pará

No encontro, a Sespa foi representada pela enfermeira e técnica da Coordenação Estadual de Imunizações, Michelly Souza. Também participaram da reunião representantes das Secretarias Estaduais de Saúde de outros estados da Amazônia. Segundo Michelly Souza, no Pará, a Missão Gota vem contemplando a população quilombola e ribeirinha, prevenindo o adoecimento, hospitalização e óbito por várias doenças imunopreveníveis. “Nosso objetivo é continuar com esse foco no ano de 2024, priorizando essas populações”, comentou.

Reunião contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde dos estados da Amazônia – Foto: Divulgação Agência Pará

Critérios – Para a escolha das localidades em cada município, a Sespa considera os seguintes critérios: aceitação da Missão Gota por parte do município, a situação epidemiológica, ter áreas de difícil acesso com pouca oferta de vacina e ter local para pouso de helicóptero.

Missão Gota em Oriximiná – Foto: Arquivo/Secretaria Municipal de Saúde.

A facilidade de trafegar por helicóptero possibilita a equipe de vacinação chegar com as vacinas em condições adequadas em áreas, cujo acesso por outros meios enfrenta diferentes adversidades, tais como rios não navegáveis durante a maior parte do ano, cachoeiras que impedem o acesso de barco, ilhas fluviais e localidades longínquas das sedes dos municípios.

Adaptação: Patrício Coimbra – Prefeitura de Oriximiná
Fotos: Arquivo/Secretaria Municipal de Saúde e Agência Pará
Por Roberta Vilanova (SESPA)