Operação da Polícia Militar resulta na apreensão de 216 kg de pescado protegido pelo defeso

As espécies apreendidas foram entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Foi lavrado auto de infração sujeito à R$ 3 mil reais em multa.

Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de 216 kg de pescado protegido pelo defeso em Oriximiná, na manhã desta quarta-feira (10). A ação foi realizada por policiais do 41º Batalhão de Polícia Militar, no rio Nhamundá.

Foto: 41º BPM e SEMMA

Os policiais receberam uma denuncia anônima, em seguida iniciaram diligência e abordaram uma embarcação no Lago Jauara. Durante a vistoria, os militares encontraram 193 kg de Tambaqui, 18 kg de Pirapitinga e 5 kg de Pirarucu. O pescado apreendido esta dentro do período de defeso, que é uma restrição à pesca de determinadas espécies para garantir a sua reprodução.

Pescado apreendido pela PM foi entregue à Semma que destinou a carga à doação – Foto: Patrício Coimbra

Duas pessoas foram detidas em flagrante e encaminhadas à Unidade Integrada de Polícia Civil. Eles responderão por crime ambiental. As espécies apreendidas foram entregues pelos Policiais Militares à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Toda a carga foi doada ao Abrigo João e Maria, Abrigo Bom Samaritano e hospitais da cidade. De acordo com a SEMMA, foi lavrado auto de infração sujeito à R$ 3 mil reais em multa. “As pessoas devem ter a ciência que, não podem fazer o uso dessas espécies nesse período. Mas, foram pegos e nós vamos lavrar o procedimento de crime ambiental que vai chegar aproximadamente em R$ 3 mil em multa, por conta das espécies e da quantidade apreendida”, disse Rubson Rodrigues, secretário municipal de meio ambiente.

Foto: Patrício Coimbra

O responsável pela pasta faz um alerta e reforça para que a comunidade denuncie atividades pesqueiras ilegais, contribuindo para a manutenção da biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e e garantir a conservação das espécies em períodos sensíveis, como o defeso. “Os pescadores sabem que estamos no período do defeso, tem total conhecimento das espécies que estão proibidas. Temos que agradecer a parceria que temos com a Policia Militar, Policia Civil e o IBAMA que temos presentes no nosso município, para que assim, seja cumprida a lei do defeso. Temos que manter essas espécies preservadas, é o período de reprodução para garantir pro futuro da nossa região”, finaliza o secretário.

Período do Defeso – Espécies proibidas de 15 de novembro a 15 de março: Mapará, Pacu, Curimatã, Aracu, Branquinha, Jatuarana, Fura Calça e Pirapitinga. O Tambaqui está protegido pelo defeso desde 1º de outubro e segue em proibição até dia 15 de março. Espécies como o Acari e o Pirarucu entraram no período do defeso em 1º de dezembro.

Por: Patrício Coimbra
Prefeitura Municipal de Oriximiná