Oriximiná avança na aprendizagem, reduz desigualdades e conquista mais de R$ 4 milhões do novo FUNDEB

O município está habilitado para receber a complementação do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), após cumprir Condicionalidades do Ministério da Educação.

O Governo de Oriximiná alcançou um marco significativo na área da educação, ao avançar em seu programa de aprendizagem, reduzindo desigualdades e assegurando a conquista de mais de R$ 4 milhões provenientes do novo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Este sucesso foi impulsionado pela habilitação para receber a complementação do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), após o cumprimento das condicionalidades estipuladas pelo Ministério da Educação.

“Esse avanço reflete o compromisso claro do nosso governo com a valorização da educação como pilar fundamental para o progresso de Oriximiná. Esses investimentos vão continuar cada vez mais a impulsionar melhorias significativas, reduzindo disparidades educacionais e oferecendo oportunidades mais equitativas para todos os jovens do município”, celebrou Willian Fonseca, Prefeito de Oriximiná.

Esse resultado foi alcançado por meio de uma série de ações implementadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, como:

I. ampliação do atendimento na Educação Infantil;
II. aprendizagem e redução das desigualdades econômicas e etno-raciais
III. diminuição das desigualdades educacionais;
IV. redução dos índices de evasão escolar e reprovação;
V. promoção de equidade no aprendizado dos estudantes, especialmente aqueles com defasagem ou deficiência;

A verba no valor total de R$ 4.451.788,95 será repassada ao município no período entre janeiro de 2024 a janeiro de 2025. Oriximiná antedeu exigências da Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamentou o novo FUNDEB. “A obtenção desses recursos representa não apenas um feito financeiro para o município, mas também evidencia os esforços da nossa gestão, do Prefeito Delegado Fonseca, equipe SEMED, profissionais da área da educação, alunos que estão também dedicados à melhoria do sistema educacional. O cumprimento das condicionalidades estabelecidas pelo Ministério da Educação demonstra o comprometimento de Oriximiná em elevar os padrões de ensino, promovendo uma educação de qualidade e equidade para todos os estudantes”, ressalta Ivana Souza, Secretaria Municipal de Educação.

Por: Patrício Coimbra
Imagem: Ozeias Caetano