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Oriximiná sedia formação continuada de professores indígenas alfabetizadores

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e faz parte do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola.

A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), participa da formação continuada para professores indígenas alfabetizadores. A iniciativa faz parte do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, desenvolvido em sua primeira vez pelo Núcleo Ufopa (ASIE/Ufopa). O ASIE- Nucleo UFOPA promove ações e atividades para formação de professores em parceria com as secretarias municipais de educação dos municípios de Santarém, Itaituba e Oriximiná do Estado do Pará.

Foto: ASCOM SEMED

Durante a programação, foram debatidos sobre Metodologias diferenciadas na Alfabetização e com relação ao Numeramento, bem como da atuação na formação de professores cursistas vinculados às escolas indígenas dos Territórios Etnoeducacionais:

I. promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas;
II. oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas;
III. oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas;
IV. fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena.

Foto: ASCOM SEMED

A formação continuada dos professores que atuam na educação básica em escolas indígenas deverá abarcar uma perspectiva bilíngue/multilíngue, capaz de contemplar a complexidade etnosociolinguística dos povos indígenas atendidos, e realizar-se com base nos seguintes eixos:

⦁ Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua;
⦁ Letramento e numeramento em língua portuguesa como segunda língua;
⦁ Letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional;
⦁ Conhecimentos e saberes indígenas;
⦁ Artes verbais indígenas;
⦁ Alfabetização científica;
⦁ História e geografia dos povos indígenas;
⦁ Etnomatemática.

Foto: ASCOM SEMED

A Ação Saberes Indígenas na Escola integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013. Vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), a ação é regulamentada pela Portaria nº 98, de 6 de dezembro de 2013.

Por: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM SEMED

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