Oriximiná terá voos regionais pela Azul

O objeto é expandir a malha aeroviária no Pará, com novos voos entre Belém e o município.

O anúncio, feito no hangar da Azul, nesta segunda-feira 19, contou com a presença do governador Helder Barbalho, presidente da companhia aérea Azul, John Rodgerson, e o ministro do Turismo, Celso Sabino. Em pauta a expansão da malha aeroviária no Pará, com novos voos regionais entre Belém e Oriximiná, além de outros três municípios.

Foto: Marco Santos/Agência Pará.

Helder Barbalho ressaltou que os novos voos terão impacto direto no avanço do turismo e desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Quero anunciar aqui mais um voo regional entre Belém e o município de Ourilândia do Norte (no sudeste) e, logo em seguida, vamos avançar em três novos voos interligando Belém a São Félix do Xingu (sudeste), Redenção (sul) e Oriximiná (oeste). Com isto, todas a regiões podendo ter voos regionais. São medidas que impulsionam cada vez mais o turismo em diferentes regiões do nosso Estado”, reiterou o governador.

Imagem: Milena Soares – Prefeitura de Oriximiná.

A articulação do Estado também envolveu proposta para mudança no modelo de aeronave utilizado pela companhia. O objetivo é sair do modelo Caravan, que tem capacidade para até 12 passageiros, para o modelo ATR, que pode transportar até 70 passageiros. “Essa parceria é um marco significativo e muito especial para nós, da Azul, pois reflete nosso compromisso de destacar a riqueza dos destinos brasileiros desde o início. Nossa missão sempre foi permitir que nossos clientes desfrutassem da beleza e diversidade do País de forma única. Acreditamos no turismo nacional, e isso nos motivou a investir na aviação regional, atendendo pelo menos 100 cidades com exclusividade”, afirmou John Rodgerson.

Plotagem especial – A aeronave foi personalizada com traços culturais paraenses, com a grafia referente à aplicada pelas embarcações, além dos traços marajoara, incluindo o búfalo, peixe, carimbó e o tradicional açaí.

Foto: Roberto Castro – Ministério do Turismo.

Ao longo do ano, 10% da frota da Azul receberão design especial, apresentando diferentes destinos brasileiros e promovendo o Programa “Conheça o Brasil Voando”, junto com a logomarca do Governo Federal. “O Programa Conheça o Brasil Voando é uma ação que busca estimular o brasileiro a conhecer mais seu próprio País. Há diversos Brasis a serem desbravados e experimentados. Somos o único País do planeta com seis biomas. A parceria com a Azul é fundamental para mobilizar o turista nacional a viajar, se divertir e, ao mesmo tempo, contribuir para a geração de riqueza, emprego e renda à população. Vem Conhecer o Brasil Voando!”, completou o ministro Celso Sabino.

O prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, expressou sua satisfação com a implementação do voo direto de Belém para a cidade, destacando os benefícios para o desenvolvimento, a conexão e o potencial turístico local. “Receber a notícia da implementação de um voo direto de Belém para Oriximiná é mais do que uma conquista para nossa cidade; é um voo em direção ao desenvolvimento, à conexão e ao potencial turístico que há tanto tempo merecemos e fizemos assim por merecer pelos nossos esforcos enquanto governo. É o reconhecimento do nosso valor e o compromisso renovado em construir um futuro próspero e acessível para todos os oriximinaenses”, disse o Chefe do Poder Executivo Municipal.

Foto: Ozeias Caetano (Arquivo)

Retrospectiva – No final do mês de janeiro, a Empresa Azul realizou uma vistoria técnica no Aeroporto de Oriximiná. O objetivo principal da incursão foi avaliar de maneira minuciosa a infraestrutura aeroportuária local e entender as regulamentações vigentes, visando ampliações de voos e melhorias operacionais. A medida visa aprimorar a estrutura aeroportuária e impulsionar o desenvolvimento regional, econômico e fomento ao turismo.

Foto: Ozeias Caetano (Arquivo)

Adaptação: Patrício Coimbra

Com informações da Agência Pará e do Ministério do Turismo.