Prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, vistoria início da construção da UBS no Bairro São José

O projeto em andamento atende ao padrão 1 estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, acompanhado de sua equipe de governo, realizou uma visita nesta terça-feira 06, às obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro São José Operário. O projeto, alinhado ao padrão 1 estabelecido pelo Ministério da Saúde, buscar fornecer um ambiente mais confortável e uma infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Ozeias Caetano – Prefeitura de Oriximiná.

A presença do Prefeito durante o início das obras teve como objetivo principal garantir um maior controle sobre o progresso da construção. Além disso, mantendo os registros atualizados, assegura-se a continuidade dos repasses financeiros realizados pelo Ministério da Saúde para a conclusão do empreendimento.

O prefeito Delegado Fonseca contou com a participação dos moradores durante a fiscalização na obra – Foto: Ozeias Caetano.

“O projeto completo visa melhorar o acesso e a qualidade dos serviços da nossa atenção básica. Esta obra é mais um passo importante rumo à melhoria contínua do sistema de saúde municipal, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da população de Oriximiná”, ressalta.

Foto: Ozeias Caetano

A construção desta UBS é parte integrante das estratégias adotadas pelo governo para estruturar e fortalecer a Atenção Básica à Saúde. O propósito é estabelecer uma estrutura física que proporcione um Unidade Básica acolhedora e esteja em conformidade com os mais altos padrões de qualidade, facilitando a implementação de práticas inovadoras por parte das equipes de Saúde.

Vista área do Bairro São José Operário, ao fundo o Rio Trombetas – Foto: Ozeias Caetano.

“A UBS é um sonho deles há mais de 20 anos. Em três meses devemos entregar essa obra, um instrumento de saúde pública, para todas as pessoas do bairro e para todo o município. Aqui será um centro de referência em saúde da mulher. Agradeço a todo que vieram, isso aqui é gestão participativa e democrática, ouvindo e escutando nossa população, para que a gente possa direcionar as políticas públicas da melhor forma”, finaliza o Prefeito Delegado Fonseca.

O projeto também abrange ações externas para a informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde oferecida pelos profissionais da equipe. Essa abordagem integrada reflete o comprometimento da gestão em promover uma atenção básica de excelência, que atende plenamente às necessidades da comunidade e contribui para o bem-estar de todos os cidadãos de Oriximiná.

Texto de Patrício Coimbra
Com informações do Ministério da Saúde