Prefeito Delegado Fonseca leva ajuda humanitária para ribeirinhos isolados pela estiagem

Até o momento, caixas para armazenamento de água, tubulações e moto bombas, já foram entregues para as famílias ribeirinhas, além de itens alimentares básicos e e outros suprimentos essenciais.

O prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, esteve neste fim de semana levando ajuda humanitária para amenizar os impactos causados pela estiagem severa dos rios que atingem, principalmente, a população da zona rural do município. Cestas já foram entregues para as famílias ribeirinhas, itens que foram enviados pelo Governo do Estado.

Além dos alimentos, a caravana também realiza entrega mangueiras, tubulações, caixas d’águas, medicamentos e outros suprimentos essenciais para as localidades do Sagrado 1 e 2, Vila do Tinga, quilombo Mãe Cué e Acari. As Comunidades São Vicente e Santa Inês, no Lago do Flexal, foram beneficiadas com a entrega de microssistema de abastecimento de água, de 10 mil litros e estrutura de concreto, bomba solar, placa solar.

“As obras foram entregues a população no momento em que mais precisavam: a maior estiagem de todos os tempos. Esse é o nosso compromisso; levar ações concretas para todos os nossos munícipes, visando amenizar os efeitos da estiagem. Continuamos na ativa com a operação de socorro as comunidades”, ressalta o Prefeito Delegado Fonseca.

Na passagem pelo lago do ajudante a Prefeitura de Oriximiná deixou bomba submersa, fio e tubos. As comunidades Acari; Bacabal; Samaúma 2; Carimum (em frente ao varjão); Jiboia; Ajarazal; Samauma 1 e Camixa irão receber ajuda humanitária de cestas com alimentos e água potável.

“Nesse primeiro momento serão entregues nessa sequência para 8 comunidades. Estamos aguardando o envio de mais cestas do Estado e também a parceria com a Mineração Rio do Norte, para que todas as 4.300 famílias afetadas sejam beneficiadas. Pedimos a todos os comunitários e coordenadores de comunidade que se organizem para receber as cestas e fiquem ligados no dia de amanhã”, informa Fonseca.

A ação do prefeito demonstra preocupação com o bem-estar dos cidadãos e a importância de apoiar as comunidades em tempos de crise. A ajuda humanitária visa ajudar aliviar o sofrimento das pessoas afetadas pela estiagem e promova a conscientização sobre a importância da adaptação às mudanças climáticas e da gestão sustentável dos recursos hídricos. “O povo ficou muito feliz e satisfeito com a seriedade com que estamos encarando esse desastre natural. A vida é feita de desafios e o nosso governo não foge e nunca fugirá às suas responsabilidades”, concluiu o Prefeito, ao reafirmar que seu governo desde então, tem tomado medidas para ajudar as comunidades a se tornarem mais resilientes a eventos climáticos extremos, como a estiagem.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: ASCOM PMO