Prefeitura de Oriximiná, Defesa Civil e Vigilância Sanitária intensificam combate contra o mosquito da Dengue

Redobrar os cuidados e adotar medidas preventivas nos domicílios é sempre importante no combate ao mosquito transmissor

Com a crescente preocupação gerada pelos casos suspeitos de dengue na região oeste do Estado, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária, está intensificando esforços e desenvolvendo estratégias conjuntas para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor não apenas da dengue, mas também de outras doenças como chikungunya, Zika e febre amarela.

Foto: Divulgação

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Paixão, ressaltou a importância da colaboração de todos os setores da sociedade diante da atual situação. “Nós estamos dando apoio à vigilância sanitária nesse trabalho porta a porta, verificando as condições de cada residência. No entanto, a responsabilidade não é apenas dos órgãos competentes, mas também dos cidadãos, que devem manter seus quintais e reservatórios de água limpos”, destacou Paixão.

Apesar do aumento nos casos suspeitos, é reconfortante destacar que até o momento todos foram descartados. Entretanto, é imprescindível manter a vigilância e adotar medidas preventivas nos lares.

Foto: Divulgação

Márcio Garcia, diretor da Vigilância Sanitária de Oriximiná, enfatizou a prioridade dada à prevenção da dengue e as ações em andamento nos diversos bairros. “Estamos realizando ações em diversos bairros, intensificando a fiscalização e conscientizando a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor”, afirmou.

Para combater o mosquito da dengue, é fundamental adotar medidas preventivas tanto dentro quanto fora de casa. Aqui estão algumas orientações importantes:

1. Elimine possíveis criadouros: Verifique e remova qualquer recipiente que possa acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias, recipientes descartáveis e outros objetos que possam se tornar criadouros do mosquito.
  2. Limpeza de áreas externas: Mantenha quintais, jardins e pátios limpos e livres de entulhos, folhas acumuladas e outros resíduos que possam acumular água.
  3. Manutenção de reservatórios de água: Mantenha caixas d’água, toneis, cisternas e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados e vedados para evitar a entrada do mosquito.
  4. Limpeza de calhas e ralos: Certifique-se de que as calhas estejam desobstruídas e os ralos funcionando adequadamente para evitar o acúmulo de água parada.
  5. Proteção de janelas e portas: Instale telas de proteção em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito dentro de casa.
  6. Uso de repelentes: Utilize repelentes corporais, especialmente durante o amanhecer e entardecer, períodos em que o mosquito é mais ativo.
  7. Uso de roupas adequadas: Opte por roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas com alta incidência do mosquito.
  8. Evite o acúmulo de água em plantas: Evite deixar pratos de plantas com água acumulada por longos períodos, trocando a água regularmente.
  9. Manutenção de piscinas: Mantenha as piscinas limpas e tratadas regularmente com cloro, mesmo quando não estiverem sendo usadas.
  10. Conscientização: Promova a conscientização sobre a importância de combater o mosquito da dengue entre familiares, amigos, vizinhos e comunidade em geral.

Essas medidas são essenciais para reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue e prevenir a ocorrência de surtos da doença.

Por: Patrício Coimbra