Prefeitura de Oriximiná promove Circuito de Palestras para dar início às atividades do Programa Escolas da Paz em 2024

Durante a semana pedagógica das Escolas Municipais de Ensino Fundamental-anos finais da área urbana, a Prefeitura Municipal de Oriximiná, por meio da comissão do Programa Escolas da Paz, deu início ao circuito de palestras. Este evento, que reuniu escolas como Santa Maria Goretti, Nova Esperança, Helvécio Guerreiro, João Paulo I e Adélia Figueira, marca o pontapé inicial para as atividades do ano de 2024.

Foto: Prefeitura de Oriximiná

Com foco principal na promoção da saúde mental, a primeira palestra abordou esse tema crucial para o bem-estar de toda a comunidade escolar. A comissão responsável pelo programa teve o privilégio de apresentar suas diretrizes à equipe gestora, docentes e servidores das escolas participantes. Reconhecendo a importância desses agentes como pilares fundamentais para o desenvolvimento e expansão do programa, as palestras visam informar, engajar e capacitar aqueles que estão na linha de frente da educação.

Foto: Prefeitura de Oriximiná

O Programa Escolas da Paz, instituído pelo decreto Nº 321/2023, é uma iniciativa robusta composta por um conjunto de ações interdisciplinares e políticas públicas voltadas à promoção da Cultura de Paz e da Justiça Restaurativa. Seu objetivo primordial é a prevenção e controle da violência, criminalidade, vulnerabilidade social e discriminação, promovendo um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento pessoal e educacional dentro das escolas do Sistema Municipal de Ensino de Oriximiná, além de estender seus benefícios à comunidade em geral.

Foto: Prefeitura de Oriximiná

Desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMUSP, Secretaria Municipal de Administração – SEMAD/Escola de Governo e as Escolas do Sistema Municipal de Ensino, o Programa Escolas da Paz reforça o compromisso do governo municipal com a construção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Prefeitura de Oriximiná