Prêmio CNAS Simone Albuquerque reconhece Projeto Motyrõ Indigenista

Oriximiná concorreu na categoria Gestão durante a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social.

As políticas públicas no âmbito da assistência colocadas em prática em Oriximiná, continuam ganhando reconhecimento nacional. O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) divulgou nesta quinta-feira 07, o resultado final do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, durante a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, realiza em Brasília. Oriximiná que concorreu na categoria Gestão, foi premiado pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS reconheceram a relevância pela Prática Exitosa do Projeto MOTYRÕ INDIGENISTA” – na construção, atuação e defesa do Sistema Único de Assistência Social, no 30° aniversário da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.

Assistente Social Josy Pontes recebendo a premiação CNAS Simone Albuquerque – Foto: Comunicação Secretaria de Assistência Social

O Projeto “Motyrõ Indigenista” foi idealizado pela assistente social, Josy Pontes, com apoio direto da Secretária Municipal de Assistência Social, Renata Fonseca, e do Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, que estiveram pessoalmente nas aldeias, vivenciando os desafios ao levar os serviços públicos. “Foi um momento muito emocionante, é a segunda vez esse ano, que a Secretaria recebe um prêmio de ordem Nacional, é uma honra ser Secretária de uma equipe tão brilhante. Gratidão a todos, em especial ao Prefeito Delegado Fonseca, que sempre apoiou nossas ações, fazendo com que pudéssemos sempre concretizá-las. Parabenizar a Josy Pontes, que desenvolve um trabalho brilhante à frente ao CRAS Ribeirinho, sem medir esforços pelas causas sociais”, destacou a Primeira Dama, Renata Fonseca.

Secretária Municipal de Assistência Social, Renata Fonseca e a Assistente Social Josy Pontes, na premiação em Brasília – Foto: Comunicação Secretaria de Assistência Social

A iniciativa busca fortalecer os vínculos dos povos tradicionais, tendo como estratégias: encontros e reuniões com troca de saberes com temáticas voltadas a valorização da cultura e identidade, costumes, saberes, prevenção e combate ao trabalho infantil, assim como o abuso e exploração sexual numa perspectiva multiprofissional. “O Prêmio Simone Albuquerque é uma honra significativa, reconhece o nosso trabalho árduo e as realizações notáveis da administração municipal. Celebramos o compromisso e a dedicação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o que é algo extraordinário. Com isso, seguimos na melhoria das condições de vida e bem-estar da comunidade local”, ressalta Josy Pontes.

Prêmio CNAS Simone Albuquerque – Foto: Comunicação Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social já levou mais de 03 ações a aldeias e teve mais de 12 atividade na área urbana. Vale destacar que, um dos desafios dessas ações, é a vasta extensão territorial que dificulta o acesso e, portanto, as dificuldades em implementar serviços públicos.

Foto: Comunicação Secretaria de Assistência Social

Sobre Simone Albuquerque – No Governo Federal, foi diretora do Departamento de Gestão do SUAS, assim como conselheira no Conselho Nacional de Assistência (CNAS), do qual era a vice-presidente na atual gestão como representante governamental. Desde março de 2023, atuava como diretora do Departamento de Proteção Social Básica na SNAS, onde conduzia um importante trabalho de reflexão sobre os próximos passos da Proteção Social Básica, veiculando uma perspectiva de respeito aos sujeitos em suas diversidades e pluralidades, de qualificação da política pública e de valorização dos trabalhadores do SUAS.

Foto: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Simone Albuquerque foi uma trabalhadora e cidadã vigorosa na luta pela democracia, pela ampliação e consolidação dos direitos das pessoas, especialmente, daquelas cujas injustiças sociais reduzem as oportunidades de usufruto de uma vida digna e humana. Sua trajetória profissional está estreitamente vinculada à história da política pública de assistência social no Brasil desde a década de 1990, tendo participado ativamente da construção do SUAS em âmbito nacional e, em especial, em Belo Horizonte, município em que atuou em diversos cargos estratégicos no SUAS.

Por: Patrício Coimbra
Fotos: Comunicação SMAS
Com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Secretaria Municipal de Assistência Social