Programa de Aquisição de Alimentos Arrecada R$ 58.804,79 em Junho

Houve aumento de mais de 87% nas arrecadações em comparação com o mês anterior.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Oriximiná demonstra um crescimento notável em junho, com um aumento de mais de 87% nas arrecadações em comparação com o mês anterior. No total, foram arrecadados R$ 58.804,79, um valor expressivo que supera significativamente os R$ 31.470,48 registrados em maio.

Foto: Secretaria Municipal de Agricultura

Essa iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), tem como objetivo principal garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Além disso, o programa visa fortalecer a agricultura familiar local, reconhecendo a importância da produção regional para a segurança alimentar de Oriximiná.

Priorizando a Agricultura Familiar Local

O PAA direciona seus recursos para a compra de alimentos frescos e de qualidade produzidos por agricultores familiares das áreas planaltinas, ribeirinhas e quilombolas do município. Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura Municipal com o desenvolvimento sustentável da região e com o bem-estar das comunidades locais.

Seleção Rigorosa e Impacto Positivo

As famílias participantes do programa são selecionadas através de critérios socioeconômicos rigorosos, assegurando que os recursos do PAA cheguem de fato àqueles que mais necessitam. Essa seleção garante que o programa tenha um impacto positivo e duradouro na vida das famílias em situação de insegurança alimentar.

Foto: Secretaria Municipal de Agricultura

A Prefeitura de Oriximiná aderiu ao Programa Alimenta Brasil em outubro de 2022. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério da Cidadania, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Combate à Fome e Fortalecimento da Agricultura Familiar

O Programa Alimenta Brasil tem como objetivo ampliar o acesso à alimentação de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social, além de incentivar a produção da agricultura familiar, extrativista, pesca artesanal, povos indígenas e demais populações tradicionais. Através da dispensa de licitação, o poder público adquire os alimentos desses produtores e os distribui para diversas entidades, como:

• Famílias em situação de insegurança alimentar;
  • Rede socioassistencial;
  • Escolas públicas;