Programa “Mais Cultura” chega à Comunidade Quilombola da Serrinha

O objetivo é proporcionar experiência educativa, incentivando a preservação e valorização do patrimônio cultural da comunidade.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lançou nesta sexta-feira 15, o Programa “Mais Cultura” com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural e turístico da região, começando pela Comunidade Quilombola da Serrinha. Esta comunidade foi a primeira a receber as ações integradas do programa, que se concentram no tema da “Educação Patrimonial”, o qual busca fortalecer os laços comunitários, preservar a cultura local e explorar o potencial turístico da região.

Fotos: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

As ações desenvolvidas incluíram uma série de palestras informativas, jogos pedagógicos interativos e atividades envolvendo arte, cultura, música, teatro e literatura. O objetivo é proporcionar uma experiência educativa enriquecedora, incentivando a preservação e valorização do patrimônio cultural da comunidade. “Estamos levando muito mais música, dança, teatro, cinema para as comunidades interioranas do nosso município. Com o fomento do Prefeito Delegado Fonseca, proporcionamos assim, melhor qualidade de vida à toda a população oriximinaense”, disse Wellignton Pessoa, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

Fotos: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A iniciativa é uma colaboração entre diversos órgãos e instituições locais, incluindo a Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante, o Departamento de Patrimônio Histórico Cultural, a Escola Municipal de Música, a Diretoria de Cultura, a Diretoria de Turismo e o Museu Municipal Gabriel Guerreiro. Essa parceria visa ampliar o alcance e a eficácia das ações, garantindo uma abordagem holística e abrangente para o desenvolvimento cultural e turístico da comunidade.

Fotos: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Além de promover a educação patrimonial, o programa também está ajudando a mapear e diagnosticar a potencialidade turística da região, visando estabelecer a futura Rota Erepecurú. Esta rota visa promover o turismo local, além de proporcionar oportunidades econômicas sustentáveis para os moradores da comunidade.

Fotos: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

O lançamento do Programa “Mais Cultura” na Comunidade Quilombola da Serrinha marca o início de uma jornada emocionante e colaborativa em prol da valorização cultural e do desenvolvimento sustentável da região.

Texto de Patrício Coimbra
Com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo