Resgate e soltura de cervo-vermelho em área urbana mobiliza autoridades ambientais em Oriximiná

No momento da avaliação, o animal não apresentava lesões, respirava normalmente e estava bem alimentado.

Uma operação de resgate de um cervo-vermelho (Mazama americana), pesando aproximadamente 30kg e identificada como uma fêmea, mobilizou fiscais ambientais e profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Oriximiná. A ação foi desencadeada nesta quinta-feira 14, após uma denúncia informando que o animal se encontrava em uma residência na área urbana da cidade.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração.

Após receberem a denúncia, os fiscais ambientais se dirigiram à residência e realizaram a captura do cervo-vermelho. Com a intervenção da SEMMA, o animal foi resgatado e posteriormente levado ao Centro de Triagem Animal (CTA) para avaliação por médicos veterinários. Felizmente, durante a avaliação, constatou-se que o cervo-vermelho não apresentava lesões, respirava normalmente e estava bem alimentado. Com base nas orientações dos profissionais, foi decidido realizar a soltura do animal em seu habitat natural.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração.

Seguindo todas as medidas necessárias para preservar a segurança e o bem-estar do cervo-vermelho, a SEMMA coordenou a soltura em um local adequado. Este procedimento foi essencial para garantir que o animal pudesse continuar sua vida selvagem sem qualquer prejuízo à sua saúde ou integridade física.
Além disso, a SEMMA aproveitou a oportunidade para orientar as pessoas envolvidas no episódio sobre a ilegalidade de manter animais silvestres em cativeiro, mesmo que não haja intenção de comercialização.

Texto de Patrício Coimbra
Fotos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração.