FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Sebrae e Prefeitura de Oriximiná lançam o Programa Cidade Empreendedora

A iniciativa visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município.

A Prefeitura de Oriximiná e o Sebrae lançaram oficialmente nesta sexta-feira 01, o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento local por meio do fomento ao empreendedorismo e à desburocratização. O evento de lançamento aconteceu no auditório do CIACA e contou com a presença de secretários municipais, servidores públicos, representantes do Sebrae e da comunidade em geral.

Foto: Divulgação SEBRAE

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação municipal que direciona, acelera e sustenta o processo de desenvolvimento socioeconômico local. O foco do programa está na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo, na geração de emprego e renda. “O programa estimula ações de inclusão produtiva econômica para os nossos usuários que estão em situação de vulnerabilidade social por meio de apoio ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com capacitações focadas em empreendedorismo, para gerar oportunidades de renda, emprego e qualificação para o trabalho”, destacou Renata Fonseca, Primeira-Dama e Secretária Municipal de Assistência Social.

Primeira-Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Renata Fonseca – Foto: Divulgação SEBRAE.

Na ocasião, o prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, destacou a importância do programa para o desenvolvimento do município. “O Cidade Empreendedora é um programa inovador que vai ajudar a transformar Oriximiná em um município mais próspero e com mais oportunidades para todos”, afirmou o prefeito.

Entrega dos Kits do Programa Cidade Empreendedora – Foto: Divulgação SEBRAE

Oriximiná é um dos 16 municípios paraenses que já contrataram o programa Cidade Empreendedora no estado neste terceiro ciclo. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento local e com a criação de um ambiente mais propício para os pequenos negócios. “A implantação do programa Cidade Empreendedora em Oriximiná reflete uma visão proativa do nosso Prefeito Delegado Fonseca em querer estimular o crescimento econômico do município e fomentar o empreendedorismo”, disse Leize Silva, Secretária Municipal de Finanças.

Leize Silva, Secretária Municipal de Finanças – Foto: Divulgação SEBRAE.

O Gerente Regional do Sebrae no Baixo Amazonas, Paulo Dirceu, também ressaltou a importância da iniciativa. “O Sebrae está comprometido com o desenvolvimento do Pará e o Cidade Empreendedora é um programa fundamental para alcançar esse objetivo”, disse o gerente.

O prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Renata Fonseca, Secretária de Finanças, Leize Silva, juntamente com a vereadora Marta Godinho, representando a Câmara de Vereadores, Paulo Dirceu, Gerente da Agência Baixo Amazonas, representando o Diretor Superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, e o Sr. Izionildo Cardoso, Coordenador da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Pará, realizaram o ato de assinatura do contrato do Programa Cidade Empreendedora.

Prefeito Delegado Fonseca assinando o contrato do Programa Cidade Empreendedora – Foto: Divulgação SEBRAE.

O programa aborda diversos eixos fundamentais para o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local. Entre eles, destacam-se:

Gestão Municipal;

Apoia na elaboração do plano de desenvolvimento econômico do município com soluções que considerem as vocações de cada território de acordo com as características e dinâmicas, ou seja, que tratem os diferentes locais de forma diferente. Uma vez executado o plano de desenvolvimento econômico e suas ações, o município está apto a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Lideranças Locais;

Identifica e capacita as lideranças locais para que desenvolvam iniciativas focadas na melhoria do ambiente de negócios do município em prol da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.

Desburocratização;

Proporciona aos municípios agilidade no processo de abertura das empresas para geração de empregos e oportunidades aos cidadãos. Neste eixo, também são oferecidas ferramentas para que o município atue em consonância com a Lei da Liberdade Econômica, com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim) e demais iniciativas da área.

Sala do Empreendedor;

Presta serviços que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas aos empresários já estabelecidos ou potenciais.  A ideia é que a Sala do Empreendedor seja um espaço de referência no atendimento aos empreendedores, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local.

Compras Governamentais;

Promove o aumento da participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, contribuindo assim para o aumento dos empregos e da retenção de renda no próprio município. O eixo também apoia o município na adequação de seus processos licitatórios, com soluções que visam capacitar os gestores públicos de compras, desenvolver fornecedores locais e promover o fomento da agricultura familiar.

Empreendedorismo na Escola;

Capacita os gestores escolares e professores em educação empreendedora e fortalece a perspectiva da educação integral, com foco no exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Inclusão Produtiva;

Estimula ações de inclusão produtiva econômica para populações em situação de vulnerabilidade social por meio de apoio aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com capacitações focadas em empreendedorismo, para gerar oportunidades de renda, emprego e qualificação para o trabalho.

Cooperativismo e Crédito

Promove o desenvolvimento de cooperativas de crédito e de instituições alternativas de microcrédito para ampliar oportunidades aos pequenos negócios.

Este eixo também atua na abordagem de consórcios intermunicipais, que viabilizam investimentos, iniciativas e prestação de serviços com economia de escala, além de contribuírem para a expansão do mercado para os pequenos negócios.

Clique aqui e veja mais fotos do Lançamento do Programa Cidade Empreendedora.

Texto de Patrício Coimbra
Com informações do Programa Cidade Empreendedora.
Foto: Divulgação SEBRAE

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.