Secretaria de Cultura e Turismo inicia Recadastramento para a Feira do Artesão Oriximinaense

Iniciativa visa promover o desenvolvimento de políticas públicas para a participação de segmentos de artes plásticas e artesanato, potencializando a geração de renda no município.

Com o intuito de fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura Municipal de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo deu início ao Recadastramento na Feira do Artesão Oriximinaense (FAO). A ação tem como objetivo cadastrar os participantes da feira e um diagnóstico preciso das potencialidades e necessidades dos artistas e artes locais, promovendo a implementação de políticas públicas eficientes externas para o setor.

Para mais informações e recadastramento, os interessados ​​podem acessar o link disponibilizado pela SEMCULT e preencher o formulário eletrônico corretamente. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, responsável pela iniciativa, o recadastramento servirá como base fundamental para a formulação de políticas públicas direcionadas à valorização e fomento dessas atividades econômicas.

Para Wellignton Pessoa, representante da pasta, o recadastramento representa uma oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Oriximiná. “É uma iniciativa muito importante, pois nos permite ouvir e fazer com que cada inscrito nesse processo, possa participar ativamente da construção de políticas que beneficiam toda a comunidade artesã do nosso município”, destaca o secretário.

A Feira do Artesão Oriximinaense, reconhecida como um importante espaço de expressão cultural e econômico no município, abriga uma diversidade de talentos nas áreas de artes plásticas e artesanato. Com o recadastramento em andamento, esperamos obter um panorama abrangente da realidade desses segmentos, identificando demandas específicas e oportunidades de aprimoramento. Além disso, o diagnóstico resultante do recadastramento fornecerá uma visão detalhada das potencialidades do setor, possibilitando a identificação de novos mercados e ações para a ampliação da inserção dos produtos locais nos âmbitos regional e nacional.

O Recadastramento na Feira do Artesão Oriximinaense representa, portanto, um passo importante na consolidação do potencial criativo e econômico do município. Por meio dessa iniciativa, a proposta é promover o fortalecimento do empreendedorismo local, gerando resultados positivos na geração de renda e no desenvolvimento socioeconômico de Oriximiná.

Por: Patrício Coimbra
Foto: Arquivo SEMCULT