SEMCULT lança regulamento do Concurso da Rainha do XXVII Festival da Castanha – 2024

O evento será realizado no dia 10 de maio, na Feira do Produtor Rural.

A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tornou público o regulamento do Concurso da Rainha do XXVII Festival da Castanha – 2024. Este concurso, que integra a programação do “Programa, Festivais e Tradições de Oriximiná”, tem como objetivo valorizar as raízes locais por meio da divulgação da beleza e feminilidade das jovens e adolescentes oriximinaenses, tanto da zona urbana quanto rural.

O XXVII Festival da Castanha será realizado no dia 10 de maio, na Feira do Produtor Rural e é um evento tradicional no município, e o Concurso da Rainha é uma parte importante dessa celebração, destacando a cultura e a identidade oriximinaense.

De acordo com o regulamento, serão cadastradas ou inscritas até seis concorrentes das instituições de Ensino Fundamental II do município da área rural de Oriximiná, ou representantes das comunidades tradicionais “Coletoras e/ou Beneficiadoras” da Castanha-do-Pará. As inscrições serão aceitas de acordo com a ordem de chegada e devem ser feitas até o dia 07 de maio de 2024.

Para participar, a representante deve estar regularmente matriculada na instituição de ensino no ano em curso, ou ser moradora da comunidade, sendo permitido que estude ou trabalhe na zona urbana ou distrito, desde que sua residência seja na comunidade declarada.

No ato da inscrição, deve ser apresentada uma declaração comprobatória de que a representante está frequentando as aulas normalmente, ou ser autodeclarada pela coordenação da comunidade como comunitária da localidade. As inscrições podem ser feitas de forma online por meio do link disponibilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. O regulamento do Concurso pode ser encontrado para download no site da Prefeitura de Oriximiná.

As concorrentes devem ter entre 12 e 21 anos completos até o dia anterior à inscrição. O formulário de inscrição deve ser preenchido conforme o padrão da SEMCULT, disponibilizado nas escolas e comunidades participantes do evento, e devolvido à SEMCULT até o dia 07 de maio de 2024, dentro do horário de expediente das 8h às 14h.