SEMMA resgata filhote de peixe-boi na comunidade Serrinha

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram do resgate de um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis) encontrado por ribeirinhos da comunidade Serrinha, localizada na região do Erepecuru, zona rural de Oriximiná.

Segundo o órgão ambiental, este filhote apareceu as margens do rio, sozinho e em frente à comunidade. “É importante as pessoas entenderem, que o filhote está no seu hábitat natural, e não devem ter contato, e tampouco apreendê-lo. As vezes a mãe volta para buscar o filhote. Provavelmente a mãe foi abatida, ou algum evento aconteceu com a mãe, por não estar com o filhote.”, disse Rubson Rodrigues, Secretario Municipal de Meio Ambiente.

O filhote tem menos de quatro meses de vida, mede 110 cm de comprimento, pesa 13,1kg e foi encontrado bastante debilitado. O animal recebeu os primeiros cuidados, já foi avaliado e amamentado. “Trouxemos, e está sendo cuidado pelos servidores da Secretaria. Vamos cuidar até se recuperar melhor”, afirma.

Após o período de recuperação, o filhote deverá ser encaminhado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, no estado do Amazonas, assim que surgir vaga para transferência e posterior tratamento especializado.