Terminal Hidroviário de Oriximiná entra em fase pré-operacional trazendo desenvolvimento e segurança para a região

A fase de testes serve para planejamento e viabilidade para operação definitiva no local.

O Terminal Hidroviário de Oriximiná está iniciando sua fase pré-operacional, marcando um avanço significativo para a região e para todos os que dependem do transporte hidroviário. Esta etapa de testes é crucial para o planejamento e a previsão da operação definitiva do local, garantindo segurança e eficiência nas atividades de embarque e desembarque de passageiros e cargas essenciais, como medicamentos, alimentos e vestuário.

Foto: Eduardo Monteiro

As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte, tem como objetivo principal atender às necessidades dos municípios situados às margens dos rios, onde o transporte hidroviário é a principal via de acesso. “Este é um projeto do Governo Federal, que conta com o apoio crucial de nossa bancada federal e do governador Helder Barbalho. O terminal traz mais segurança, conforto e qualidade de vida para todos que dependem dos rios para entrar e sair do município. É um instrumento fundamental para a promoção do desenvolvimento da cidade”, destacou o Deputado Federal José Priante (MDB).

Foto: Eduardo Monteiro

A execução dos serviços no empreendimento foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, responsável pela construção, manutenção e operação do IP4. Estas instalações, criadas pela Lei 12.815/2013, visam garantir eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto, cortesia na prestação dos serviços e preservação do meio ambiente.

Foto: Eduardo Monteiro

Para o Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, a concretização deste terminal representa a realização de um antigo anseio da população, que agora terá à disposição uma infraestrutura moderna e funcional. “Depois de mais de uma década de espera, finalmente o nosso terminal hidroviário está à disposição de nossa população. Grato a Deus por tudo que ele tem feito por intermédio de nossa vida. Abençoar o povo de Oriximiná por meio do trabalho de nossas mãos é o meu maior objetivo. Tantas promessas, tantos discursos, porém agora é REAL. Vamos avançar 40 anos em 4”, celebra o Chefe do Poder Executivo Municipal.

Foto: Eduardo Monteiro

Principais benefícios para a população:

• Assegura o embarque e desembarque, com segurança, de passageiros e cargas, independentemente dos regimes hídricos;
  • Gera empregos na construção, operação e manutenção das IP4 dentro da região;
  • Possibilita o fornecimento de alimentos, bens e serviços em geral;
  • Reduz as perdas da produção agrícola e do pescado ao disponibilizar fábrica de gelo, armazém de carga e agilizar o transporte;
  • Reduz os custos logísticos de transporte fluvial, para empresas de navegação e usuários ribeirinhos.
Foto: Eduardo Monteiro

Participaram da agenda de vistoria na Instalação Pública Portuária de Pequeno Porte – IP4, o Deputado Federal Priante, Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, Deputado Estadual, Josué Paiva, Diego Benitah, Superintendente do DNIT e vereadores.

Texto de Patrício Coimbra
Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes