Tracajás são resgatados e devolvidos para a natureza

Os Quelônios pertenciam a um pescador que foi multado em R$ 70 mil reais pela SEMMA.

Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Oriximiná devolveu à natureza 14 tracajás, espécie de quelônio nativa da região amazônica. Os animais foram apreendidos por agentes ambientais durante uma abordagem realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal em frente à cidade.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

De acordo com informações levantadas durante a fiscalização, os animais foram capturados no igarapé Nhamundá, localizado na área rural do município e trazidos para comércio ilegal das espécies, na área urbana. O infrator foi autuado e multado em R$ 70 mil reais. “A SEMMA atua em suas ações de fiscalização, que serão intensificadas para combater a pesca predatória no rio Trombetas. A pesca predatória é uma prática ilegal que pode causar danos à biodiversidade e à economia local”, informa Rubson Rodrigues, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A soltura dos tracajás foi realizada às margens do Rio Trombetas, na presença de representantes da SEMMA, de Policiais do 41º BPM e da Guarda Municipal. A devolução dos tracajás à natureza é uma ação importante para a conservação da espécie. Os quelônios são importantes peças do ecossistema amazônico, pois ajuda a controlar a população de insetos e plantas aquáticas.

Texto: Patrício Coimbra
Fotos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente