Turismo de Pesca Esportiva é aprimorado com novo curso em Oriximiná

A Secretaria de Estado de Turismo do Estado do Pará – SETUR, em parceira com a Prefeitura de Oriximiná, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo certificou na noite desta quarta-feira 13, trinta participantes do Curso de Turismo de Pesca Esportiva. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante.

Os participantes puderam aprender mais sobre os temas; pesca amadora/esportiva, introdução ao turismo, o condutor de turismo de pesca, turismo de pesca no Brasil, biologia, ecologia e geografia, pesque e solte, equipamento de pesca, inglês básico, primeiros socorros, relações humanas, ordenamento pesqueiro e formação de roteiros.

Toda a atividade, aula teórica e prática realizada as margens do Lago Iripixi tiveram como objetivo principal aprimorar a qualidade dos serviços turísticos prestados e fortalecer a cadeia produtiva do setor, aumentando a eficiência no trabalho, a melhoria de qualidade de vida e a perspectiva de empregabilidade e melhor renda, fomentando o turismo nos seis polos turísticos paraenses.

Essa iniciativa ocorreu sob orientação para o fomento do turismo de pesca, da empresa especializada no desenvolvimento do turismo de pesca – IGARAPESCA para estruturação, Desenvolvimento e promoção do turismo de pesca e da pesca esportiva em três municípios do Estado do Pará.

A qualificação vem a impulsionar a inclusão de pescadores artesanais na cadeia produtiva do turismo da pesca, oportunizando possibilidades e fontes alternativas de emprego e renda para esses pescadores artesanais locais. Proporcionando por meio de uma política pública de estado o desenvolvimento local de maneira sustentável.

Sobre o Tema

O Condutor de Turismo de Pesca, é o profissional que é responsável em pilotar a embarcação de pesca amadora, no ato da prática da pesca amadora/esportiva, auxilia o pescador amador na captura dos peixes e em sua devolução ao meio, utilizando as melhores iscas, interpreta o meio ambiente em específico o meio ambiente aquático, bem corno, em outras ações correlacionadas no exercício da pesca amadora, e do turismo.

Caracterização do Condutor de turismo de pesca em uma embarcação levando clientes pescadores para pesca. No passado eram conhecidos como pirangueiros – piloteiros – barqueiros, mais recentemente receberam a denominação de guias de pesca esportiva. A denominação de “guia de pesca” sobrepõe-se com o “Guia de Turismo” que é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as regiões com atrativos naturais do território nacional assim, corno em viagens internacionais. Logo, a definição mais correta utilizada para esta recente ocupação “dos trabalhadores da pesca amadora” é – Condutor de Turismo de Pesca. Sendo assim esta é a denominação mais correta.

Entende-se que uma relevante ação vinculada a estruturação do turismo de pesca, é a capacitação/qualificação principalmente do prestador de serviços de mais destaque desta cadeia econômica do turismo de pesca que é o – CONDUTOR DE TURISMO DE PESCA. Cabe ressaltar que essa ocupação devidamente homologada e descrita por meio da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 5115-10 – CONDUTOR DE TURISMO DE PESCA.

Outro ponto de relevância diz respeito ao atual cenário do turismo de pesca nacional, que cada vez mais exige uma melhor qualificação dos destinos e de seus prestadores de serviço. Logo a SETUR entende que a qualificação dos prestadores de serviço torna- se essencial para a consolidação dos destinos turísticos ancorados no turismo de pesca.